A diversidade étnica no Brasil.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.
A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
O SAMPED tem atualmente 628 pessoas cadastradas e abaixo segue um gráfico com o número de pessoas desaparecidas levando em consideração a etnia das mesmas.

Através desse gráfico é possível observar que o número de pessoas Pardas desaparecidas é bem maior que Brancas, Negras e outras etnias existentes, apesar do gráfico étnico de pessoas que vivem em Minas Gerais apresentar um número maior de pessoas Brancas, isso não as coloca em primeiro lugar em desaparecimento.

Fonte: Wikipedia

Na próxima matéria serão apresentados os números de pessoas desaparecidas levando em consideração o ano de desaparecimento e seus respectivos meses.

Deixe um comentário